Concessionária assume SP-294 a partir desta quinta-feira
Nossa Lucélia - 03.06.2020


Estão previstas quatro praças de pedágios na região em até 12 meses

REGIÃO
- A partir desta quinta-feira (4), as rodovias SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) e SP-425 (Assis Chateaubriand) serão operadas pela Eixo SP Concessionária de Rodovias. As vias fazem parte do Lote PiPa (Piracicaba Panorama) – 1.273 quilômetros concedidas a iniciativa privada por 30 anos.

Segundo a empresa serão investidos R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Estão previstas ainda quatro praças de pedágios na região, que devem ser implantados até 12 meses após início da operação.

A Eixo SP destaca que as rodovias receberão investimentos que incluem 600 quilômetros de duplicações e novas pistas. Também no cronograma está a instalação de faixas adicionais e vias marginais, acostamentos, ciclovias, passarelas e dispositivos de acesso e retorno. A manutenção de toda a malha com serviços de restauração do pavimento, de conservação da faixa de domínio e de sinalização também integram o projeto.

SUPORTE AO MOTORISTA - O usuário passa a contar também, em toda a extensão concedida, com auxílio emergencial de guincho, resgate e informações sobre trânsito e rotas. O canal de atendimento da Eixo SP é o 0800 178 998.

Ao todo, nove bases do SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário) estão em funcionamento nos municípios de São Carlos, Itirapina (duas bases), Santa Gertrudes, Jaú, Boraceia, Bauru, Guarapuã e Brotas. Outros 23 postos serão instalados com serviços de informação, banheiros e bebedouros.

Toda a extensão rodoviária será monitorada por câmeras controladas pelo CCO (Centro de Controle Operacional) que permitem identificar qualquer ocorrência e acionar o apoio operacional. O contrato também prevê a conexão Wi-Fi em toda a malha para que o motorista solicite atendimento da Concessionária pelo dispositivo móvel.

IMPULSO ECONÔMICO - A extensão rodoviária abrange 62 municípios que serão beneficiados, ao longo do contrato, com o repasse de R$ 2 bilhões em ISS – Imposto Sobre Serviços. Estes recursos podem ser investidos em áreas prioritárias de serviços públicos como educação, saúde e segurança pública.

“A Eixo SP assume a maior concessão rodoviária da história, um desafio diante do atual cenário, pontual se considerado o período em que atuará, perseverante no desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil. A contribuição desta importante operação à economia é expressiva, em vista das perspectivas de aquecimento das atividades econômicas regionais, estimuladas pela infraestrutura rodoviária”, afirma Sergio Santillan, CEO da Eixo SP.

Logo no início, a Eixo SP contratou mais de 2 mil colaboradores. A estimativa é de mais 1,2 mil postos de trabalho gerados já no próximo ano, sem mencionar a empregabilidade gerada com a mão de obra indireta, de empresas terceirizadas para a execução de serviços de engenharia e fornecimento de produtos e insumos, que irão contribuir com o aquecimento da economia regional.

TARIFA REDUZIDA - A inovação também é proporcionada do ponto de vista econômico ao motorista que utiliza as rodovias sob gestão da Eixo SP. A tarifa quilométrica nas praças de pedágio de Rio Claro e Itirapina, na Washington Luís; e de Brotas, Dois Córregos e Jaú (SP 225) está 23% menor em relação à praticada no contrato de concessão anterior deste trecho.

Conforme previsto na nova fase do programa de concessões rodoviárias do estado, motocicletas entram na categoria de pagamento de pedágio a partir de 4 de junho. Para motociclistas que optarem pelo pagamento em pistas semiautomáticas, com o cartão de recarga pré-pago, haverá desconto de 5% na passagem.

Os motoristas que utilizam as pistas automáticas com as tags de operadoras também têm o desconto percentual. Outra novidade no programa de concessões do governo paulista, e no país, é que a Eixo SP é a primeira Concessionária a adotar o DUF (Desconto de Usuário Frequente), que beneficia os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos.


Fonte: Impacto Notícias

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