Cetesb emite licença de operação para aterro regional em Adamantina, divulga Prefeitura
Nossa Lucélia - 13.05.2020


A Nova Alta Paulista Ambiental (TCL) recebeu ontem da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a Licença de Operação (LO)

ADAMANTINA
- O aterro sanitário que fica no bairro da Aidelândia conta com uma área de 1.247.323,00 metros quadrados e atenderá não só Adamantina como cidades da região.

A empresa que atenderá a cidade de Adamantina e região veio para resolver um problema antigo enfrentado pela atual administração que foi o encerramento do aterro sanitário municipal que ocorreu em julho do ano passado.

A situação da destinação do lixo sempre esteve em pauta na atual administração, pois desde o começo da gestão, o prefeito Márcio Cardim tem buscado junto aos órgãos estaduais do Meio Ambiente e ao Ministério Público meios para a resolução desse problema que atinge não só Adamantina como diversas cidades da Alta Paulista.

APROVAÇÃO JUNTO AO CONSEMA E EMISSÃO DE LICENÇAS - A busca pela aprovação começou no início de 2017, quando o Prefeito Márcio Cardim esteve em São Paulo, no IPHAM – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde o processo encontrava-se paralisado. Na oportunidade, a reunião resultou no avanço dos trâmites para que o aterro pudesse ser instalado em nosso município.

Em junho de 2017, tanto o prefeito quanto os representantes da TCL participaram de uma reunião no Reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) sobre a presidência do então Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles. Na oportunidade, o conselho aprovou por unanimidade o empreendimento de Aterro Sanitário Regional em Adamantina.

O processo foi evoluindo, sempre com o acompanhamento da prefeitura de adamantina, passando por todas as fases, onde primeiramente foi emitida a LP – Licença prévia e posteriormente a licença de instalação.

No entanto, era preciso além da aprovação da TCL que a operação do aterro sanitário da cidade tivesse sua vida útil prorrogada e o prefeito Márcio Cardim por diversas vezes esteve em reuniões junto ao governo do estado solicitando tal liberação.

Apesar das tentativas, a prorrogação do prazo foi concedida apenas até o primeiro semestre de 2019 e desde então, a Prefeitura de Adamantina tem destinado os resíduos domiciliares a Quatá.

REALIZAÇÃO DE LICITAÇÃO - Para o envio do lixo até Quatá, a Prefeitura de Adamantina realizou ainda no ano passado um pregão. A empresa vencedora tinha a   responsabilidade de realizar o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos domiciliares coletados no município.

“Com muita luta conseguimos a tão esperada licença de operação da TCL. Esse foi um trabalho conjunto da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), equipe VerdeAzul Municipal e Secretaria de Obras em parceria com a TCL. A partir de agora, a expectativa é de economia para os cofres públicos, considerando que o aterro se encontra em nosso município e que os custos com logística devem ser realinhados. O nosso reconhecimento ao empenho do Deputado Estadual Mauro Bragato que acompanhou todo esse processo, não medindo esforços todas as vezes em que foi solicitado”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda segundo o prefeito, além da previsão de redução de gastos municipais, a cidade ganha com a operação, considerando que a mesma irá gerar emprego e renda no município, com previsão de geração de aproximadamente 70 novos empregos.

“Em uma crise sem precedentes como a que estamos vivendo, receber essa notícia nos dá esperança, pois finalmente vamos resolver um dos graves problemas que enfrentamos desde o começo da gestão”, finaliza o secretário de obras, Wellington Zerbini.

O novo Aterro Sanitário Regional em Adamantina terá capacidade máxima de operação em torno de mil toneladas dia, estando apto para gerenciar os resíduos de toda região.


Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista