Câmara aprova projeto de Lei que cria a Semana Municipal do Fonoaudiólogo
Nossa Lucélia - 09.05.2020


Semana Municipal do Fonoaudiólogo será comemorada em dezembro

LUCÉLIA
- Foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (4) o Projeto de Lei Legislativo Nº 009/2020, de autoria dos vereadores Eduardo Fatinanci (presidente do Poder Legislativo local), Valdecir Pereira da Silva e Valdemir Uemura, que institui no calendário oficial do município o “Dia Municipal do Fonoaudiólogo).  O PL recebeu aprovação unânime e agora segue para o Poder Executivo, que poderá sancionar ou vetar a iniciativa. 

De acordo com o PL, a “Semana do Fonoaudiólogo” passa a ocorrer em dezembro. No dia 9, do mês, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Fonoaudiólogo.

Na “Semana Municipal do Fonoaudiólogo” serão realizados estudos, seminários, simpósios, workshops, palestras e demais eventos relacionados ao exercício dessa atividade profissional. “O objetivo principal desta Lei é promover a conscientização da sociedade para o papel profissional do fonoaudiólogo em benefício dos seres humanos, sobretudo, na promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição”, destaca o texto da norma.

O PL prevê que para as atividades da Semana Municipal do Fonoaudiólogo o poder executivo poderá mobilizar outros órgãos, entidades e profissionais, bem como realizar parcerias com associações civis, sindicatos, conselhos, entre outros.

ALCANCE DA PROFISSÃO - Segundo a definição do Conselho Regional de Fonoaudiologia, fonoaudiólogo é o profissional de saúde com graduação plena em fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É o responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Desempenham também atividades de ensino, pesquisa e de gestão. (administrativas).

Sua atuação se dá nas unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece doze áreas de especialidades na Fonoaudiologia.

• Audiologia: área voltada à promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular.

• Linguagem: área voltada à promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da comunicação oral e escrita (expressão e compreensão).

• Motricidade orofacial. Avaliação e tratamento dos distúrbios da respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.

• Saúde Coletiva: visa à construção de estratégias de planejamento e gestão em saúde, com vistas a intervir nas políticas públicas, atenção à saúde, na promoção, prevenção, educação e intervenção, no diagnóstico de grupos populacionais.

• Voz: área voltada principalmente à prevenção e reabilitação dos distúrbios da voz, bem como ao aprimoramento vocal, especialmente dos profissionais que utilizam a voz profissionalmente.

• Disfagia. Alteração da deglutição (ato de engolir), ocasionado por diversos fatores, dentre eles: trauma em região da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, demências, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada e câncer de cabeça e pescoço.

• Fonoaudiologia educacional. Contribui para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

• Gerontologia. Promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz.

• Fonoaudiologia neurofuncional. Promove avaliação, diagnóstico, prognóstico,habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

• Fonoaudiologia do trabalho. Promove mudanças na forma de organização do trabalho, com foco no desenvolvimento de programas de prevenção ocupacional, bem como detecção e diagnóstico dos riscos fisiológicos em situações reais.

• Neuropsicologia. Abrange o tratamento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

• Fluência: diagnóstico e intervenção dos transtornos da fluência verbal.

No ano de 1981, foi sancionada a Lei nº 6965 que regulamentou a profissão de fonoaudiólogo, quando foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia.


Fonte: Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista