Adamantina ainda não tem UTI exclusiva para Covid-19; leitos dependem do término de obras da nova unidade
Nossa Lucélia - 03.05.2020


Adamantina não tem UTI exclusiva para Covid-19. DRS reservou leitos para demanda geral

ADAMANTINA
- Adamantina não tem leitos de UTI na Santa Casa local reservados exclusivamente para atendimento de pacientes graves com o novo coronavírus (Covid-19). Porém, a Santa Casa oferece 17 leitos clínicos adultos e 4 leitos pediátricos, para pacientes em menor gravidade.

Os 5 leitos existentes na Santa Casa local estão designados para demandas gerais da saúde. Havendo necessidade do suporte intensivo para paciente com Covid-19, é acionada a central de vagas da Divisão Regional de Saúde (DRS) de Marília, órgão da Secretaria Estadual de Saúde na região.

Independentemente da residência do paciente, do hospital onde foi atendido e da localização das UTIs, a regulação é feita pela central de vagas (Cross), que identifica leitos disponíveis e autoriza a transferência de pacientes.

Um exemplo prático dessa dinâmica aconteceu na cidade nesta terça-feira (28). Um paciente de 84 anos, morador em Adamantina, até então com suspeita para Covid-19, foi transferido para a UTI do HC de Marília.

Segundo a mais recente atualização divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, Adamantina tem 8 casos positivos de Covid-19 e outros 8 suspeitos, aguardando exames.

UTI DA SANTA CASA DE ADAMANTINA: RETA FINAL - A oferta de novos leitos de UTI, na Santa Casa local depende do término das obras da nova UTI do hospital, realizadas com recursos do curso de medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). O novo espaço vai ofertar, no total, 10 leitos de UTI.

A finalização das obras deve ocorrer dentro de 15 dias, segundo revelou o secretário municipal de saúde de Adamantina, Gustavo Taniguchi Rufino, em reportagem publicada nesta quinta-feira (30) pelo jornal Impacto. É o prazo informado por ele para que os novos leitos de UTI entrem em funcionamento. Segundo Gustavo, dos 10 novos leitos, 5 serão colocados em operação, na etapa inicial.

Segundo o secretário, na próxima semana devem ser concluídas as obras do sistema elétrico da nova UTI e instalação do novo gerador. Também deve correr a chegada de cinco novos respiradores que estavam em manutenção, realizada por iniciativa do Senai. “Depois da instalação do sistema elétrico e do gerador, solicitaremos a ligação para a concessionária responsável. Com a chegada dos respiradores, tudo ficando pronto, a Vigilância Sanitária tem que emitir laudo e pediremos o credenciamento na DRS [Divisão Regional de Saúde] de Marília. Responsável por autorizar o funcionamento é o Governo Federal, mas está sendo rápido. A expectativa é que em 15 dias as cinco UTIs estejam à disposição na Santa Casa”, afirmou Gustavo ao Impacto.

Em relação aos outros cinco leitos de UTI, ele disse ao Impacto que não há previsão, o que depende da chegada de dez novos respiradores comprados pela UniFAI, ainda sem prazo de entrega. “Teremos a estrutura, mas faltará os respiradores. Desejamos que o mais breve possível chegue os equipamentos para credenciarmos mais cinco UTIs”, completou.

UTI PARA PACIENTES COVID-19 EM OSVALDO CRUZ - Atualmente, pacientes de Adamantina com Covid-19 que exijam leitos de UTI poderão ser encaminhados para a Santa Casa de Osvaldo Cruz (6 leitos), Santa Casa de Tupã (10 leitos) ou HC de Marília (20 leitos).

Em Osvaldo Cruz, os 6 leitos de UTI exclusivos entraram em funcionamento nesta sexta-feira, 1º de maio. Em nota distribuída da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz, a médica Natália Gasparotto, diretora técnica da Santa Casa da cidade, explica que havia uma estrutura prévia para os leitos funcionarem como UTI, mas faltava o suporte financeiro. "Agora diante do quadro de agravamento da pandemia o próprio SUS abriu a possibilidade do credenciamento de novos leitos exclusivos de UTI para Covid-19. São leitos diferenciados, isolados em área própria e cada hospital que já tinha uma UTI implantada teve que se adaptar", disse.

A nota da Prefeitura de Osvaldo Cruz sugere haver resistência na possibilidade do hospital receber pacientes positivos para Covid-19 de outras localidades da região, pela regulação Cross. A diretora técnica da Santa Casa reiterou o princípio da reciprocidade, pelo fato de moradores locais já terem sido atendidos em diversas demandas em hospitais de outras cidades da região. "Não foi uma vontade do prefeito e nem da Santa Casa, mas das autoridades federais e estaduais da Saúde e temos que acatar. A vida toda encaminhamos pacientes para outras cidades e agora é a vez de Osvaldo Cruz receber pessoas. Pedimos que a população fique calma, a equipe é capacitada e todos os protocolos médicos serão adotados para que haja o mínimo de risco possível de contaminação", frisou Natália Gasparotto.

REGIÃO TEM 79 LEITOS DE UTI COVID PARA 1,1 MILHÃO DE HABITANTES - Segundo dados da DRS de Marília, para o atendimento de pacientes com Covid-19 das regiões de saúde de Adamantina, Assis, Marília, Ourinhos e Tupã foram disponibilizados 79 leitos de UTI adultos e 6 pediátricos. Em relação a leitos clínicos para pacientes Covid-19, são 299 vagas para pacientes adultos e 34 para pacientes pediátricos. Na região coberta pela DRS de Marília são cerca de 1,1 milhão de habitantes.

O quadro da DRS informa 12 leitos clínicos em Adamantina, mas foram ampliados para 17. A informação é do secretário municipal de saúde de Adamantina, Gustavo Rufino.




Fonte: Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista