Sem alarde, casos de dengue aumentam em Adamantina e mortes são registradas na Alta Paulista
Nossa Lucélia - 06.04.2020


Enquanto as atenções estão voltadas para pandemia da Covid-19, novos casos e até morte por dengue são registrados na região

ADAMANTINA
- Além do avanço do novo coronavírus, outra doença preocupa as autoridades de saúde da Alta Paulista. Enquanto as atenções estão voltadas para pandemia da Covid-19, novos casos e até morte por dengue são registrados na região.

Em Adamantina as notificações já passam de 1 mil e os casos positivos chegaram a 479, considerando os três primeiros meses do ano.  Se a média de janeiro a março prevalecer no restante do ano, a cidade poderá novamente atingir números alarmantes, como em 2019, quando houveram 2.731 casos confirmados.

O problema, que vem sendo enfrentado ano após ano, não conta com mesmo suporte de atuação que o coronavírus, por exemplo.

Neste período de quarentena, as visitas casa-a-casa estão suspensas com a justificativa do “fortalecimento do isolamento social”. Do dia 26 de março até a última quinta-feira (2), foram registrados 39 novos casos na cidade.

Porém, a Prefeitura afirma que mantem as atividades em pontos estratégicos e imóveis especiais, como a aplicação de inseticida nas escolas e a utilização de larvicida biológico em locais específicos, “uma vez que nestes espaços não há contato com a população”.

Outro ponto: a dengue é um problema que não deve ser enfrentado apenas pelo poder público, mas também pela comunidade. “A população precisa continuar mantendo os cuidados com objetos que acumulem água e locais propícios ao desenvolvimento do Aedes aegypti, a recomendação é não descuidar nenhum dia e manter as ações para prevenir focos em qualquer época do ano. Principalmente neste momento em que grande parte da população está em casa, é a hora de redobrar a atenção e os cuidados, eliminando possíveis criadouros do mosquito”, orienta a Administração Municipal. “Essa é a única forma de evitar que Adamantina enfrente a mesma situação epidemiológica de 2019”, complementa.

MORTES POR DENGUE - O estado de São Paulo já contabiliza quase 53 mil casos confirmados de dengue este ano.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, já foram confirmadas 19 mortes em 2020. O governo alerta ainda que circula um tipo dois do vírus, então, mesmo aqueles que já tiveram dengue podem pegar a doença novamente.

A região da Alta Paulista teve cinco casos de mortes por dengue, sendo o último confirmado na quarta-feira (1º), pela Prefeitura de Iacri. Os outros registros são de Dracena (2), Paulicéia (1) e Parapuã (1).



Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista