Funcionários públicos municipais e empresários de Pacaembu são alvo de operação da polícia, TCE e MPE
Nossa Lucélia - 11.03.2020


Força-tarefa cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em 19 locais distintos nesta quarta-feira (11)

PACAEMBU
- Uma força-tarefa da Polícia Civil, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Ministério Público Estadual mira funcionários públicos municipais e empresários em Pacaembu e região. A ação, denominada Operação Atoleiro, é realizada nesta quarta-feira (11). Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão.

Por meio de requisição do Ministério Público da Comarca de Pacaembu, foram instaurados autos de inquérito policial em razão de notícias de supostas ilicitudes praticadas consistentes na contratação de empresas locais para a realização de obras por empreitada global. Tais empresas receberiam “vantagens indevidas”, o que gera prejuízos ao Erário Municipal.

De acordo com a polícia, foi verificada a existência de indícios da prática de crimes como peculato e fraude à licitação, constantes no Código Penal e em leis federais, respectivamente, figurando como vítima a municipalidade de Pacaembu.

Durante a investigação, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva de oito pessoas, dentre elas funcionários públicos municipais e empresários, bem como se representou pela expedição de mandado de busca e apreensão nas residências, empresas e locais de trabalho dos investigados e na sede da Prefeitura de Pacaembu. A ação, em 19 locais distintos, tem por objetivo localizar documentos e provas relacionadas à investigação.

Por fim, também foi representado judicialmente pelo afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração de outros três investigados (secretários e servidores).

Foi salientado pela polícia que durante a tramitação da investigação foi celebrado acordo de cooperação entre o Ministério Público da Comarca de Pacaembu, a Polícia Civil e o Tribunal de Contas de Adamantina, agilizando o compartilhamento de informações entre as instituições envolvidas na investigação.

A ação policial conta com a participação de 20 delegados de polícia, 72 policiais civis, quatro promotores de Justiça, seis agentes de fiscalização do TCE e quatro agentes fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Após a formalização dos trabalhos de Polícia Judiciária os presos serão encaminhados para a unidade prisional de Pacaembu, onde permanecerão à disposição da Justiça.


Fonte: G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista