Acidente aéreo ocorrido em 1957 que vitimou o ator Dunga Chavarelli e o piloto Humberto Ambrósio

"Um pavoroso desastre, cuja causa foi pane no motor, cobriu de luto Adamantina e Lucélia. Eram pilotos as duas vítimas.

Às 17:35 horas do dia 25 de julho de 1957, devido a uma pane, projetou-se ao solo o avião de treinamento do sr. Humberto Ambrósio, proprietário da Táxi Aéreo de Adamantina. A aeronave, tipo H.L.6, estava sendo testada e sobrevoava os céus da cidade, fazendo exibições acrobáticas de resistência, com "loopings", "meia lua" e "folhas secas".

Em dado momento a poucos metros do solo (200 metros), ao tentar sair de uma "meia lua", enguiçou o motor e, sem velocidade e altura, não conseguiu sustentação, projetando-se ao solo em parafuso, caindo em plena via pública (rua calçada com paralepípedo), em frente ao prédio 571 da Avenida Cunha Bueno, de propriedade do sr. Jamil de Lima, ocasionando a morte instantânea dos dois tripulantes.
As vítimas eram o sr. Humberto Ambrósio com 41 anos, piloto renomado em todo o interior do Estado e Antonio Chavarelli (Dunga) com 23 anos, piloto, instrutor de aviação e ator de cinema. Foi aberto inquérito sob nº 80/57 e arquivado."

Fonte: Texto extraído do Livro "JUBILEU DE OURO DE ADAMANTINA" publicado em 2001 (Página 111 "DESASTRES DE AVIAÇÃO") - Autor: Cândido Jorge de Lima
Colaborou: Raul Teixeira e Francisco Carlos Toffoli


© Copyright 2000 - 2009. All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
LUCÉLIA
O primeiro município da Nova Alta Paulista